quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Explicando os nomes dos continentes...

Todo nome tem seu significado, até os nomes dos continentes possuem uma explicação. Alguns deles são homenagens a alguém importante, como o descobridor do continente, outros vem de tempos distantes como da mitologia Greco-romana.  O nome Ásia vem da denominação de ninfas, divindades que habitavam bosques, rios e montes personificando-os e garantindo sua existência. Conta um mito grego que um conjunto de ninfas, as Ásias, foi um presente de Zeus para Diana, deusa da caça.
        Europa surgiu de um mito grego, sobre uma jovem de mesmo nome, que vivia na região correspondente ao Líbano. Filha de Agenor, rei da Fenícia. Ela atraiu Zeus, que por sua vez a raptou e levo-a sob suas costas de touro em direção aos territórios correspondentes hoje ao continente Europeu. Oceania deriva-se do nome de Oceano (primeiro Deus das águas). Já a Austrália vem do nome de uma das divindades secundárias do Olimpo, Austro, que controlava os ventos quentes que sopravam para o sul e anunciavam chuvas e tempestades.
       América e Antártica, não tem um significado direto. Mas América é uma homenagem ao italiano Américo Vespúcio, que descobriu as terras além das que Colombo descobriu pensando ser a Índia. Antártica se derivou a uma homenagem, também, desta vez a um dos principais filósofos da antiguidade grega: Aristóteles. Finalmente, a África vem do nome do Deus secundário, dos ventos quentes e secos que sopravam ao sul, O Deus Áfrico.
            Podemos concluir que a maioria dos continentes recebe o nome de acordo com a mitologia. Menos a América e a Antártica que recebem por uma homenagem.
                (Produzido por: Carolina V., Maria Luiza e Beatriz P.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário