segunda-feira, 7 de novembro de 2011

África: heranças do colonialismo

    No final do século XIX, ocorreu na África uma disputa muito grande de territórios. Os povos que antes habitavam, passaram a ser colonizados pelas potências europeias, pois estas tinham interesses econômicos e exploravam os recursos naturais. Assim, em 1885 a conferência de Berlim impôs a divisão do território Africano entre a Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal.
   Ao serem divididos os territórios, os países colonizadores impuseram suas culturas, línguas e costumes, pois consideravam que a cultura dos povos nativos era inferior. Além disso, houve grandes mudanças sociais, políticas e econômicas que prejudicaram a formação dos povos africanos. No começo da colonização as fronteiras étnicas eram muitas, sendo assim, cada região que os povos habitavam eram distinguidas pelas culturas existentes. Já no final da colonização os países europeus tinham diferentes quantidades e tamanhos de territórios. Os países mais poderosos conseguiam as colônias como mais recursos naturais, já os outros tinham pequenos territórios com menos recursos naturais.
    Após esse período, pode-se perceber que a divisão da África passou a ser determinada pelos europeus, não importando as diferenças étnicas. Quando as colônias se tornaram independentes, embora não mais controladas pelos países europeus, já tinham sido induzidas a organizar e comandar o povo da mesma maneira que o seu colonizador fazia. 

(produzido por: Michelle F. e Mariana N.)

5 comentários:

  1. Meu nome é daniel, sou do sul do Pará e eu queria dizer que esse texto me ajudou muito pois na minha sala de aula estamos abordando esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é daniel, sou do sul do Pará e eu queria dizer que esse texto me ajudou muito pois na minha sala de aula estamos abordando esse assunto.

    ResponderExcluir