terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fluxos populacionais e a razão da imigração

Grandes mudanças ideológicas, sociais, econômicas e/ou políticas no cenário mundial têm diversas consequências, sendo uma delas as migrações internacionais. Este estabelecimento permanente ou não, em um país que não seja o de origem, vem ganhando muito destaque, já que o numero de migrantes não para de crescer.
Muitos fatores podem levar um indivíduo a sair de seu país. O mais comum é a perspectiva de uma vida melhor, que atrai os imigrantes, ou fatores que os repelem de seus países: crises econômicas, revoluções, guerras e/ou conflitos étnico-religiosos. Quando a população é “excluída” ou “repelida” de sua terra natal eles são chamados de refugiados e existem programas de ajuda nos países que os acolherão. O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) é um deles. É uma organização que por meio da facilitação da integração social, providencia qualidade de vida aos refugiados. Viabiliza assistência legal, orientação social, cursos de diploma oficial e ajuda na procura de emprego e moradia.
            Além dos refugiados, há dois outros tipos de migrantes internacionais: os que se encontram dentro das leis, e os ilegais, que incluem o tráfico de trabalhadores. Basicamente, os migrantes legais deslocaram-se de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos ondem a perspectiva de vida é melhor. Esta é a razão, por exemplo, dos principais fluxos da América latina, Ásia e África em direção aos Estados Unidos, Canada, Europa e Japão.
            Por outro lado, temos o tráfico internacional de trabalhadores, que representa a passagem ilegítima e não autorizada pelas fronteiras políticas do país à procura de trabalho. Mesmo que os governos estabeleçam barreiras para impedir tais acontecimentos, ainda existem agenciadores que lucram em média 10 bilhões de dólares para que façam passaportes falsos, arranjem transporte, acomodação e trabalho.
(produzido por: Eduarda G., Victor G. e Felipe B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário