quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Análise de sites: www1.folha.uol.com; www.un.org e www.ibge.gov.br

Ao analisar o site da Folha foi possível concluir que o acesso à materiais que auxiliariam no estudo da geopolítica é limitado, porém existente. Essa informação é disposta com artigos sobre diversos conflitos que aconteceram ao longo do tempo pela luta de territórios, por exemplo. Ou conflitos com relação à guerras por fronteiras entre outros que são ligados ao tema. Um exemplo disto é a luta do povo curdo por uma maior autonomia que recentemente fez com que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (ilegal em diversos países) conduzisse um seqüestro de um barco perto de Istambul, com o objetivo de chamar a atenção sobre o isolamento de Abdullah Ocalan (líder histórico do partido em questão). Ou quando o Exército turco iniciou uma operação contra o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Iraque.No geral, o site pode auxiliar no estudo da geopolítica, porém acrediamos que seja de uso somente para apoio do estudo ou argumento, já que o site somente apresenta notícias ao respeito ou relacionadas ao assunto.
No site das Nações Unidas é possível observar que há muitas formas de obter informações, desde dados sobre pesquisas até em artigos. Há informações sobre diferentes tópicos, como direitos humanos, leis, segurança, entre outros, e todos tem certa relação com geopolítica de certa maneira. Podemos usar essas informações apresentadas para relacioná-las, com vários aspectos, desde desenvolvimento até questões relacionadas às ações culturais de uma nação. Também, podemos analisar as ações das Nações Unidas e relacioná-las com aspectos geopolíticos de cada país. O site é muito bom para entender e compreender esses aspectos geopolíticos que podem ser observados.
O site do IBGE é um importante site de uso para os estudos relacionados à geopolítica. Navegando, é possível encontrar divisões regionais, regiões de influências das cidades brasileiras, entre outros. O site também apresenta o desenvolvimento do Brasil em relação à política, geociência e economia.  Também podemos encontrar diversos mapas com diferentes focos e objetivos como: mapas de solos do Brasil e mapa das divisões regionais do Brasil – 2006. O site apresenta conflitos que estão ocorrendo em regiões brasileiras como o conflito do trabalho e o conflito fundiário. Com isso, o site tem o objetivo de mostrar o que está acontecendo atualmente no Brasil e seu desenvolvimento em relação há anos anteriores.

(Produzido por: Débora T.; Stephanie M. e Laura P.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário