quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sobre Nação e Estado, fronteiras e limites...

           Existem diferenças entre o termo Nação e Estado. Nação é um conjunto de pessoas que tem em comum sua história, cultura, valores, a língua e a religião. O Estado é uma nação que é reconhecida por outras nações e que possui soberania sobre um território.
Existe nação que não tem soberania no terreno que habita, por consequência, eles não possuem território, posse concreta e soberana sobre uma determinada porção da superfície terrestre. Isso acontece porque algumas nações são muito potentes e grandes, se comparadas a outras e exercem sua força, levando diversos povos a viverem como minorias nacionais, ou seja, povos sem território. 
As fronteiras, que dividem os Estados, surgem a partir de nações fortes e possuidoras de tal lugar, o que consequentemente cria um limite sagrado. Pelo termo sagrado, se entende algo divino, que não pode ser mudado por outras nações. Fronteiras e limites são instáveis, o que faz criar zonas de fronteiras. Para algumas divisões, criou se muros, como a muralha da China, muros romanos e os muros de Berlim. Para concretizar e controlar os territórios, utilizam-se os mapas. 
(produzido por Abrão N.; Beatriz D. e José L.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário