quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alemanha: divisão e reunificação do território

No final da Segunda Guerra Mundial o território alemão acabou sendo dividido em duas partes (Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental), e foi desse jeito que permaneceu durante 40 anos. Isso ocorreu pois a Alemanha foi derrotada por quatro países (França, Inglaterra, EUA e União Soviética), e entre eles foi feito um acordo no qual decidiram dividi-la em duas partes, entre a União Soviética (socialista) e os capitalistas(EUA,França e Inglaterra).
 Berlim, mesmo ficando na Alemanha Oriental, foi dividida como sendo dos dois, pois é a capital do país, onde se concentra o poder político. O Muro de Berlim foi uma forma de simbolizar a rivalidade entre o capitalismo e socialismo, já que  era o único ponto em que os dois regimes se encontravam.
     Na verdade o muro era mais um símbolo que mostrava a rivalidade decorrente da Guerra Fria, já que ele era como uma ‘’vitrine’’ que tanto a Rússia como os EUA usavam para mostrar como seu regime político (capitalismo e socialismo) era melhor do que o outro, por isso o Muro de Berlim é considerado como um dos principais símbolos da Guerra Fria.   

 11:10- 24/10/11


(produzido por:    Isabelle V. ; Luiz Felipe M. e Nadyne  M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário